O movimento nacional de direitos humanos e os desafios das lutas por reconhecimento e redistribuição. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Sociologia Política Aqui
Direção: Maria Augusta Ramos, 2007
Sinopse: O filme acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o julgamento por roubo, tráfico e homicídio. Proporciona uma boa discussão sobre as dificuldades da implementação do ECA e do reconhecimento das crianças e adolescentes pobres como sujeitos de direitos.
Direção: Richard La Gravanese, 2007
Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme aborda a metodologia e as práticas pedagógicas utilizadas por uma professora de uma escola de um bairro pobre e violento dos EUA para desenvolver a autoconfiança e atitudes de respeito e de tolerância entre seus alunos.
Direção: Nadine Labaki, 2007
Sinopse: Uma coprodução entre França e Líbano, também da atriz e diretora libanesa Nadine Labaki. O filme se passa em um salão de beleza no centro da capital libanesa, Beirute. Se precisasse ser definido com apenas uma palavra, Caramelo seria: libertador. O filme traz abaixo estereótipos chavões e mostra o cotidiano de mulheres independentes, livres para trabalhar ou cuidar da casa (como preferirem), mostrar ou não os cabelos, pintar as unhas de cores clássicas ou ousadas, inovar no corte de cabelo e na depilação. Apaixonante, Caramelo mostra um Oriente Médio completamente distinto do apresentado sob as lentes estadunidenses.
ANDRADE, Marcelo, LUCINDA, Maria da Consolação e SACAVINO, Susana Beatriz. NOVAMERICA, 2007.
Sinopse: A publicação reúne mais de 10 anos de experiência em formação política e social com diferentes agentes sociais multiplicadores de movimentos sociais, associação de moradores, movimentos estudantis, pastorais sociais entre outros grupos. Seguindo a metodologia das oficinas pedagógicas, os roteiros apresentam três momentos básicos: sensibilização, aprofundamento e compromisso. O material foi amplamente testado com agentes sociais multiplicadores, mas pode interessar também a professores que desejem trabalhar as temáticas da cidadania e dos direitos humanos com adolescentes, jovens e adultos. Esta publicação encontra-se à venda na Novamerica.
Autor: Kitty Crowther. 2007
Sinopse: Jim é uma gaivota. Jack é um melro. Jim vive perto do mar. Jack mora no bosque. Jack adora ler. Jim usa folhas de livros para acender a lareira. Jack é negro. Jim é branco. Apesar de tantas diferenças, os dois pássaros têm algo em comum: gostam de estar juntos. Por meio de uma história leve, a autora trata com naturalidade e sensibilidade as diferenças com que nos deparamos em nosso dia-a-dia, e introduz a questão da homossexualidade e questões como o preconceito racial e o hábito da leitura.
Autora: Telma Guimarães Castro Andrade. Editora do Brasil, 2007
Sinopse: Quando um grupo de amigos resolve formar um time de futebol, convidam vizinhos e parentes. Mesmo assim falta um jogador. Começa o dilema: quem poderia ser o jogador? Surge a ideia de convidar uma menina. Uma menina no time? Nem pensar! – é o que a maioria acha da ideia. Mas logo mudam de opinião. Assim que veem Fernanda mostrar suas habilidades, percebem que estavam completamente equivocados e que o preconceito não leva a vitória alguma, dentro e fora de campo.
Autores: Andrade, Marcelo e Lucinda, Maria da Consolação. NOVAMERICA, 2007.
Sinopse: Este material busca facilitar a organização e a realização de encontros de reflexão, debate e compromisso com ações que visem superar atitudes, comportamentos e valores considerados preconceituosos e discriminatórios. São quatro oficinas pedagógicas que abordam diferentes aspectos sobre preconceito, discriminação e direitos humanos e orientam o trabalho de educadores/as, através da elaboração de roteiros, textos de aprofundamento e materiais de apoio. Esta publicação encontra-se disponível para compra na Novamerica.
Autora: Nascimento, Elisa Larkin. IPEAFRO - SECAD/MEC – UNESCO, 2007
Sinopse: O suplemento didático reconstrói as peças do quebra cabeça da história autêntica da África, dos africanos e seus descendentes em todos os continentes, numa linha do tempo que começa no próprio berço e vai até o século XXI, com ramificações em todas as direções onde emigraram os primeiros africanos. Vamos viajar nessa linha de tempo para descobrir e preencher as lacunas, desfazer uma visão histórica herdada da ótica colonial e reconstruir a imagem da qual precisamos para fazer a justiça histórica da qual nossa dignidade muito precisa. Aqui
Formando sujeitos: as alianças entre o ensino de história e a educação em direitos humanos. Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2006. Aqui