Educação em Direitos Humanos e a Mediação como Ferramenta a Gestão da Violência Escolar: o Caso da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Jorge Teixeira. DISSERTAÇÃO. Universidade Federal de Rondônia. Educação. 2013. Aqui
Proteção integral e garantia de direitos da criança e do adolescente: desafios à intersetorialidade. TESE. Universidade Estadual de Campinas. Educação. 2013. Aqui
Conselho tutelar e a (in)visibilidade das Redes de Atendimento à Infância, à Adolescência e à Família. DISSERTAÇÃO. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. EDUCAÇÃO. 2013. Aqui
A Percepção dos adolescentes de uma escola pública sobre seus direitos: um estudo à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. DISSERTAÇÃO. Fundação Universidade Federal do Piauí. Educação. 2013. Aqui
Educação em Direitos Humanos: Ouvindo a Comunidade Escolar e Observando as suas Práticas. DISSERTAÇÃO. Universidade Federal de Uberlândia. Educação. 2013. Aqui
DIREITOS HUMANOS: da inserção temática ao cotidiano escolar. DISSERTAÇÃO. Universidade de Uberaba. EDUCAÇÃO. 2013. Aqui
Sinopse: Programa Salto para o Futuro discute a inserção das temáticas relacionadas aos direitos humanos na formação continuada de professores, gestores e demais educadores. Temas como educação e memória, relações de gênero, diversidade, entre outros, são debatidos nos programas. Duração de 60 minutos. 2013.
Direção: Zal Batmanglij, 2013
Sinopse: A funcionária de uma empresa de inteligência tem como tarefa se infiltrar em um misterioso grupo anarquista, conhecido por atacar grandes corporações. No entanto, sua lealdade é testada quando ela começa a apresentar sentimentos pelo líder do grupo.
Direção: Margarethe Von Trotta, 2013
Sinopse: Hannah Arendt (Barbara Sukowa) e seu marido Heinrich (Axel Milberg) são judeus alemães que chegaram aos Estados Unidos como refugiados de um campo de concentração nazista na França. Para ela a América dos anos 50 se torna ainda mais interessante, quando surge a oportunidade de cobrir o julgamento do nazista Adolf Eichmann para a The New Yorker. Nesta publicação, a filósofa relata que nem todos que praticaram os crimes de guerra eram monstros, e aponta também o envolvimento de alguns judeus que ajudaram na matança de seus iguais. A sociedade se volta contra ela e as críticas são tão fortes que até mesmo seus amigos mais próximos se afastam. Hannah em nenhum momento pensa em voltar atrás, mantendo sempre a mesma posição, mesmo com todo mundo contra ela.
CANDAU, Vera Maria e SACAVINO, Susana Beatriz (Orgs). Bogotá, Colombia: Ediciones desde abajo, 2013.