O Espírito de 45

Direção: Ken Loach, GB 2015

Sinopse: O ano de 1945 – que coincide com o fim dos terríveis anos da Segunda Grande Guerra – foi marcado por acontecimentos que alteraram não apenas a Europa, mas vários outros continentes. Durante este período, a união e o espírito de entreajuda dominavam as pessoas, desde os mais jovens aos mais idosos. Com este documentário, que avalia o que se passou especificamente na Grã-Bretanha, Ken Loach oferece ao espectador diversas narrativas e registos históricos que revelam a peculiaridade do espírito dessa época, demonstrando de que forma esse entusiasmo e esperança no futuro pode ser inspirador para os dias de hoje.

Olmo e a gaivota

Direção: Petra Costa, Lea Glob, 2015

Sinopse: Olívia (Olivia Corsini) é uma atriz que está ensaiando a peça “A Gaivota”, de Anton Tchekov, quando descobre que está grávida. Enquanto a produção avança, o bebê dentro dela cresce e um acidente a afasta da montagem, que tem seu companheiro como protagonista. De repouso em casa por semanas, ela lida com as bruscas mudanças em sua rotina, seu corpo e sua vida em geral. Um filme que mostra a força da mulher e suas escolhas.

Jimmy’s Hall

Direção: Ken Loach, 2015

                                                                                                                                 Sinopse: Leitrim, Irlanda, 1932. Jimmy Gralton (Barry Ward) retorna à cidade em que nasceu após um autoexílio de 10 anos em Nova York, devido à perseguição que sofreu dos líderes locais pelo fato de ser comunista e defensor da liberdade de expressão. A princípio ele pretende levar uma vida pacata, mas os jovens da cidade e seus velhos amigos insistem para que reabra o antiga salão, onde a população em geral podia ter aulas de graça e ainda se divertir, em animados bailes. A iniciativa não agrada o padre Sheridan (Jim Norton), que logo se torna um ferrenho opositor de Gralton.

As Sufragistas

Direção: Sarah Gavron, 2015

  
Sinopse: No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.