Ministério da Educação, UNIAFRO. Brasília, 2007

COLEÇÃO PERCEPÇÕES DA DIFERENÇA. NEGROS E BRANCOS NA ESCOLA Vol. 1 – Percepções da Diferença Autora: Gislene Aparecida dos Santos Neste volume são discutidos aspectos teóricos gerais sobre a forma como percebemos o outro. Para além de todas as diretrizes pedagógicas, lidar com as diferenças implica uma predisposição interna para repensarmos nossos valores e possíveis…

Dolorosa realidade: 190 mil crianças de 5 a 13 anos trabalham no Brasil

Maria Fernanda Garcia 21 de junho de 2019   As crianças vivem uma triste realidade no Brasil. Os números que mostram essa realidade são chocantes: 43,4% das crianças brasileiras vivem na pobreza. Além disso, segundo dados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,8 milhão de crianças de 5 a 17 anos trabalhavam no Brasil em 2016. Desse…

Educação e Direitos Humanos: uma interface inevitável

Luiz Carlos Castello Branco Rena   “Se a educação sozinha não transforma o mundo, sem ela nenhuma transformação acontecerá”. Paulo Freire   A última campanha eleitoral para Presidência da República (2018) foi profundamente marcada pelo embate ideológico entre grupos mais conservadores e grupos mais progressistas da sociedade brasileira, revelando que um contingente significativo da população…

A privatização penitenciária e a formação de novos escravos do século XXI

Por Rodrigo Motta   Este texto vem trazer uma reflexão sobre um assunto recente e sem precedentes: a privatização de presídios, em comparativo com o último censo prisional realizado no País. É de conhecimento que compete aos entes da União a responsabilidade quanto à manutenção de presídios. Tal assunto vem à tona com o discurso atual…