Depoimento do Professor Luiz Antonio Simas sobre a aula de história da Mangueira

Ainda sobre a Mangueira e sua aula de história, consideramos importante compartilhar o depoimento do Professor Luiz Antonio Simas (Professor e Historiador Brasileiro. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro):

“Deixa eu dizer uma coisa importante: eu acho que o enredo da Mangueira não procurou contar a história dos heróis ignorados nas escolas, como li aqui. Não é isso. A maioria das professoras e professores de História não ignoram os personagens que Leandro traz.

Estudo comprova ausência de ligação entre vacinas e autismo em crianças

Um amplo estudo realizado com mais de 650.000 crianças dinamarquesas durante mais de uma década chegou à mesma conclusão que pesquisas anteriores: a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR, tríplice viral) não aumenta o risco de autismo. A pesquisa examinou os dados de todas as crianças dinamarquesas nascidas entre 1999 e 2010, acompanhadas até 2013.

Concurso da UFF é o primeiro do país a dar pontos extras para professoras com filhos

Medida é para diminuir desvantagem das mulheres que, por conta da licença-maternidade, tiveram que diminuir produção acadêmica e saem atrás na disputa por bolsas de pesquisa Bruno Alfano 28/02/2019 – 09:43 / Atualizado em 28/02/2019 – 11:49 RIO – Um edital da Universidade Federal Fluminense (UFF) recém-publicado inclui um mecanismo inédito para equilibrar a concorrência…

Transição incompleta e democracia débil, o caso brasileiro

Sem punir os violadores da ditadura, o Brasil é um triste caso de falta de vontade política de enfrentar e superar o passado. Site do MPF reúne ações movidas contra repressores MARLON ALBERTO WEICHERT 24 FEV 2019 – 21:18 BRT Justiça de Transição é a denominação dada para um conjunto de medidas judiciais e não…

Bolsonaro elogia ditador paraguaio Alfredo Stroessner em público

Presidente brasileiro tratou militar, responsável por crimes contra a humanidade, de “estadista” SANTI CARNERI Assunção 27 FEV 2019 – 00:06 CET O presidente Jair Bolsonaro viajou nesta terça-feira para a fronteira com o Paraguai para anunciar, ao lado de seu homólogo, Mario Abdo Benítez, a nomeação das novas autoridades de Itaipu, a hidrelétrica que os dois países compartilham…

USP cancela matrículas de estudantes de colégios militares aprovados pelo Sisu

Comando Militar vê retaliação a governo Bolsonaro na decisão; USP alega que escolas não se enquadram no sistema de cotas

Por Estadão Conteúdo

Uma decisão da Universidade de São Paulo (USP) de cancelar matrículas de estudantes de colégios militares aprovados no vestibular por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) mobilizou, na tarde desta sexta-feira, 15, o Comando do Exército e o Ministério da Educação.

As incessantes fábricas do ódio, do medo e da mentira por Boaventura de Sousa Santos

Quando o respeitado Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, ZeidRa’ad Al Hussein, renunciou ao cargo em 2018, a opinião pública mundial foi manipulada para não dar atenção ao facto e muito menos avaliar o seu verdadeiro significado. A sua nomeação para o cargo em 2014 fora um marco nas relações internacionais.

Escolas federais custam menos que as militares e têm desempenho superior no Enem

Por Dagmara Spautz Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) determina o fomento à criação de escolas cívico-militares em todo o país. Embora o documento não detalhe de que forma será feita a implantação, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou que a inspiração será a experiência dos colégios militares, que têm desempenho acima da…