O dia que durou 21 anos

Sinopse: Documentário feito pela extinta TV Brasil sobre a verdade por trás do golpe militar do dia 01 de Abril de 1964, da influência americana no planejamento e execução do mesmo. “Povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la.” Vídeo essencial para quem se interessa pela realidade desse momento crítico e sangrento de nossa história. Publicado em 2016

Pós-eleições: construindo a resistência – com Vladimir Safatle, Marilena Chaui, André Singer e Ruy Braga

Sinopse: O professor Ruy Braga convocou e coordenou o debate “Construindo a resistência” para dar início às reflexões pós-eleições de 2018. Realizado no dia 1 de novembro de 2018, na USP, o evento reuniu os professores André Singer (DCP-USP), Vladimir Safatle (DF-USP) e Marilena Chauí (DF-USP). Como o tamanho do público excedeu enormemente o previsto para a pacata sala 14 que havia sido reservada no Departamento de Sociologia, a atividade teve de ser transferida para o vão do prédio da História e Geografia da FFLCH-USP.

Escócia será primeiro país a incluir direitos LGBTI no currículo escolar

A Escócia se tornará o primeiro país do mundo a incorporar o ensino dos direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais no currículo escolar. Ativistas descreveram a decisão como um momento histórico para o movimento LGBTI.

“A Escócia já é considerada um dos países mais progressistas da Europa na questão da igualdade LGBTI”, disse o vice-primeiro-ministro escocês, John Swinney, ao Parlamento da Escócia na quinta-feira (08/11), citado pelo jornal britânico The Guardian. “Tenho o prazer de anunciar que seremos o primeiro país do mundo a incluir a educação inclusiva LGBTI no currículo escolar.”
A medida visa a combater o bullying, o preconceito e a discriminação contra a comunidade LGBTI.

Decreto de temer fecha portas de concursos públicos a deficientes

Rede Brasil Atual – A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF), levou à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, representação para que ingresse com um pedido de inconstitucionalidade do Decreto 9.546/2018 no Supremo Tribunal Federal (STF). O decreto assinado pelo presidente Michel Temer acaba com as provas adaptadas para pessoas com deficiência em concursos públicos e outros processos seletivos do governo federal. E define que critérios de aprovação serão os mesmos das pessoas que não possuem deficiência.

Para a PFDC, o novo decreto fere o artigo 3º da Constituição Federal de 1988 – que trata dos princípios da dignidade, do pluralismo, da igualdade e da não-discriminação. Viola ainda diretrizes estabelecidas pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e pela Convenção Internacional da Pessoa com Deficiência, que ganharam status de emenda constitucional.

Após 23 anos, Comissão de Direitos Humanos da OEA volta a visitar o Brasil  

Viagem ocorre a convite do governo federal e resultará em um relatório sobre violações

Henrique Gomes Batista (correspondente)

05/11/2018

WASHINGTON, EUA – A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) começa, nesta segunda-feira, dia 5, uma ampla visita ao Brasil. Esta é a primeira vez que a entidade vem ao país desde 1995.

Integrantes do organismo internacional se reunirão com autoridades, líderes sociais e vítimas de violação de direitos humanos por todo o país. A visita termina no dia 12, próxima segunda-feira.