‘Esquecimento dos povos indígenas é proposital’, diz primeira índia mestra em direito no Brasil

Fernanda Kaingáng, egressa da Universidade de Brasília, faz palestra na capital nesta terça. Evento é de graça.

Primeira indígena a conquistar o título de mestra em direito no Brasil, Fernanda Kaingáng disse ao G1 que o esquecimento da história, cultura e vida dos povos que habitam o Brasil desde antes do “descobrimento” é intencional.

“Ao longo da história, os indígenas foram silenciados e invisibilizados, e esse esquecimento é proposital”, explicou. “Nosso país é gerido por pessoas que não estão preocupadas com pobres, negros, índios – sejam eles minorias ou maiorias”, disse.

Candidato negro que passar em concurso para juiz no sistema geral libera vaga para cotistas, decide CNJ

Com a decisão do Conselho Nacional de Justiça, nota obtida por um candidato negro, mesmo que ele esteja inscrito como cotista, não influenciará o mínimo de 20% das vagas da cota.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu que um negro que passar num concurso para juiz a partir de sua nota na concorrência geral entre todos os candidatos libera mais uma vaga na cota mínima de 20% para candidatos negros, mesmo que ele tenha se inscrito como cotista.

89 morreram ou desapareceram após reunião relatada pela CIA em que Geisel autoriza mortes; veja lista

Memorando da CIA revela que ex-presidente permitiu a continuidade de ações contra opositores. Levantamento do G1 com base em dados da Comissão da Verdade identificou quantos foram alvo dessa política.

Por Vitor Sorano, Amanda Polato, Vanessa Fajardo, Carol Prado e Luiza Tenente, G1, São Paulo

Oitenta e nove pessoas morreram ou desapareceram no Brasil por motivos políticos, a partir de 1º de abril de 1974 e até o fim da ditadura, segundo levantamento do G1 com base nos registros da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

SILVA, Linda Carter Souza da

Relação entre educação em direitos humanos e educação inclusiva nas concepções e práticas de professores de um estudante cego. 2018. DISSERTAÇÃO (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.  Aqui

Maciel, Talita Santana

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, 2018.  Aqui

Criança e consumo – Instituto Alana

Repórter Eco – publicado em 2 de ago de 2016

Sinopse: O Instituto Alana comemora os 10 anos do “Criança e Consumo”- projeto que avalia o impacto da publicidade no desenvolvimento da infância . A ONG promove uma reflexão sobre o consumismo e propõe alternativas mais saudáveis para as gerações futuras, como as brincadeiras perto da

UNESCO

Ensinar respeito por todos: guia de implementação. – Brasília: UNESCO, 2018.  Aqui

Coordenação técnica: Marlova Jovchelovitch Noleto e Maria Rebeca Otero Gomes

Tradução: Cláudia B. David
Sinopse: Ensinar Respeito por Todos (ERT). Este guia de implementação do ERT é composto por um conjunto de diretrizes, perguntas para autorreflexão, ideias e exemplos de atividades de aprendizagem para integrar o ERT em todos os aspectos de alguns anos da educação primária, de todos os anos do primeiro nível da educação secundária e início do segundo nível da educação secundária (8 a 16 anos)1 , em um esforço para contrapor à discriminação na educação e por meio dela. Esse material tem como alvos principais formuladores de políticas, gestores/diretores de escola e educadores em contextos formais e informais.

Brasil, Costa do Marfim, Guatemala, Indonésia e Quênia participaram da fase piloto para introduzir o Projeto Ensinar Respeito por Todos no sistema educacional, por meio do Guia de implementação. Cada país delineou o próprio projeto e levou em consideração as prioridades, as necessidades e as forças existentes em cada contexto particular. O Brasil concentrou-se em igualdade racial e étnica e em políticas educacionais municipais.