Abriendo horizontes: el reto de educar en derechos humanos con maestros

O texto é claro já que procura descrever uma experiência concreta na área de educação em Direitos Humanos com professores. É muito interessante, não só em relação à metodologia utilizada, como também nos dados obtidos durante as pesquisas realizadas nas oficinas. Trata-se de um texto básico para qualquer grupo que deseje desenvolver um trabalho de educação em Direitos Humanos.

A socialização incompleta: os jovens delinquentes expulsos da escola

O autor realiza uma boa análise sobre a situação da juventude das classes populares. Pobreza, violência, discriminação, desempregos são situações concretas enfrentadas dia-a-dia por milhares de jovens. A marginalidade é sempre um caminho, e a não socialização provocada pelo abandono da escola é um fator que contribui neste processo.

Resumo do texto preparado anteriormente pelo autor para a coletânea “”O Massacre dos Inocentes””, organizada por J.S.Martins (São Paulo, 1991). O autor pertence ao núcleo de Estudos da Violência e ao Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo.

A categoria “excluído”

O artigo é superficial, mais interessante por apontar para diversas formas de exclusão na sociedade. O autor sublinha as relações de poder existentes entre o “incluído” e o “excluído”.

O autor utliza uma linguagem bastante estimulante ao construir seu pensamento por meio de perguntas e questionamentos do leitor.

A apropriação e construção do saber docente e a prática cotidiana

O artigo está muito bem estruturado, embora deixa transparente a estrutura do texto maior do qual se origina, ou seja, da tese de doutorado da autora. A temática do artigo: o saber docente é muito sugestiva e interessante, principalmente para que está trabalhando com formação de professores. A autora também é detalhista em informações a respeito do referencial teórico que iluminou a colheita e análise dos dados, da metodologia empregada e dos âmbitos e eixos de análise.

O artigo constitui uma síntese da tese de doutorado da autora, defendida no Departamento de Didática e Organização Escolar da Universidade de Barcelona, em novembro de 1993. A autora é professora de Educação da UFMG.

Reconceptualización o redimensionamiento?

O texto consiste numa boa indicação de leitura para se entender o processo que se tem denominado de “reconceitualização dos Direito Humanos. O autor discute como novos fatores políticos e sociais vêm provocando uma necessidade de reformulação nos rumos da luta pelos Direitos Humanos.

SANTOS, GISLENE APARECIDA – NEINB/USP

COLEÇÃO PERCEPÇÕES DA DIFERENÇA. NEGROS E BRANCOS NA ESCOLA NEINB – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro da Universidade de São Paulo – USP. 2007. Vol. 4 –  Cabelo bom. Cabelo ruim. Autora: Rosangela Malachias Muitas vezes, no cotidiano escolar, as crianças negras são discriminadas negativamente por causa de seu…