O texto é claro já que procura descrever uma experiência concreta na área de educação em Direitos Humanos com professores. É muito interessante, não só em relação à metodologia utilizada, como também nos dados obtidos durante as pesquisas realizadas nas oficinas. Trata-se de um texto básico para qualquer grupo que deseje desenvolver um trabalho de educação em Direitos Humanos.
O autor realiza uma boa análise sobre a situação da juventude das classes populares. Pobreza, violência, discriminação, desempregos são situações concretas enfrentadas dia-a-dia por milhares de jovens. A marginalidade é sempre um caminho, e a não socialização provocada pelo abandono da escola é um fator que contribui neste processo.
Resumo do texto preparado anteriormente pelo autor para a coletânea “”O Massacre dos Inocentes””, organizada por J.S.Martins (São Paulo, 1991). O autor pertence ao núcleo de Estudos da Violência e ao Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo.
O artigo é superficial, mais interessante por apontar para diversas formas de exclusão na sociedade. O autor sublinha as relações de poder existentes entre o “incluído” e o “excluído”.
O autor utliza uma linguagem bastante estimulante ao construir seu pensamento por meio de perguntas e questionamentos do leitor.
O artigo está muito bem estruturado, embora deixa transparente a estrutura do texto maior do qual se origina, ou seja, da tese de doutorado da autora. A temática do artigo: o saber docente é muito sugestiva e interessante, principalmente para que está trabalhando com formação de professores. A autora também é detalhista em informações a respeito do referencial teórico que iluminou a colheita e análise dos dados, da metodologia empregada e dos âmbitos e eixos de análise.
O artigo constitui uma síntese da tese de doutorado da autora, defendida no Departamento de Didática e Organização Escolar da Universidade de Barcelona, em novembro de 1993. A autora é professora de Educação da UFMG.
O texto consiste numa boa indicação de leitura para se entender o processo que se tem denominado de “reconceitualização dos Direito Humanos. O autor discute como novos fatores políticos e sociais vêm provocando uma necessidade de reformulação nos rumos da luta pelos Direitos Humanos.
O artista indígena Jaider Esbell conversa com Ailton Krenak, líder indígena e escritor, considerado uma das maiores lideranças indígenas do Brasil. No programa Diálogos, eles conversam sobre como é possível romper com a força da cultura colonialista. Assista!
Pesquisas sugerem uma evolução da vida em conjunto com a atmosfera – a floresta amazônica fabrica a sua própria chuva. Esse vídeo também serve de alerta para a importância da preservação da floresta amazônica. Fonte: Pesquisa FAPESP
SILVA, J. F.; SARTORE, A. R.; DOS SANTOS, A. R. Imagens de mulheres negras e indígenas nos livros didáticos dos territórios campesinos brasileiro e colombiano. Roteiro, v. 44, n. 2, p. 1-32, 26 abr. 2019. Resumo Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de…
COLEÇÃO PERCEPÇÕES DA DIFERENÇA. NEGROS E BRANCOS NA ESCOLA NEINB – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro da Universidade de São Paulo – USP. 2007. Vol. 4 – Cabelo bom. Cabelo ruim. Autora: Rosangela Malachias Muitas vezes, no cotidiano escolar, as crianças negras são discriminadas negativamente por causa de seu…
Vídeo oficial de ‘SONHO ESTRANHO’, colaboração de Moacyr Luz, Samba do Trabalhador e Chico Alves. Produção Executiva: Jacqueline Marttins Produção Audiovisual: Roberto Chan SONHO ESTRANHO [Moacyr Luz / Chico Alves] SONHEI QUE DESPERTEI E ME DEI CONTA QUE ACORDEI NOUTRO PAÍS ONDE AS PESSOAS TINHAM BALAS DE FUZIS E O POVO ANDAVA…