2002.
Informa que as instituições de ensino têm sido muito questionadas por não conseguirem preparar cidadão planetário para que efetive a formação necessária as novas competências exigidas no mundo contemporâneo. Nas ultimas décadas a educação a distância tem recebido muito ênfase como se ela fosse a única capaz de desempenhar a função da universalização do ensino e da formação continuada, sendo essas duas são interpretadas como conseqüência da evolução tecnológica. Considera que o uso das novas tecnologias como ferramentas educacionais que ajudarão no processo educacional pode se constituir em um imenso fracasso quando são impostas as pessoas. Indica que a conjuntura atual exige que se faça uma maior integração entre as diversas áreas do saber, instalando, dessa maneira, um processo de diálogo entre as mais diversas áreas, a comunidade escolar com pleno uso das tecnologias. A idéia fundamental é a de colocar a escola como um novo espaço às interações. Não se pode deixar de mencionar que é fundamental salientar duas questões que devem ser apreciadas: preparar os cidadãos para o mundo tecnológico que aí se encontra, como também é de suma importância dar atenção à formação dos professores e daqueles que já estão atuando no sistema. A valorização dessas duas questões levará a busca de excelência tanto da formação como na atuação dos cidadãos dentro da sociedade globalizada que exige de todos um saber mais amplo. Significa dizer que há a oportunidade da escola atuar em sua dimensão global como em sua perspectiva planetária, deste que a escola tenha em vista a formação continuada, possibilitando assim ofertar a inúmeras pessoas estarem participando, trocando, discutindo e descobrindo novas formas de experiência. Infelizmente, ainda se vê na aprendizagem uma distância considerável entre as propostas teóricas e as práticas educativas com seus ultrapassados métodos e sistemas. A nova escola que se está almejando é aquela que estará preparada para a formação de novas competências e não ter mais a preocupação central de simples e puramente de preparar o cidadão para o mercado de trabalho. Lembra que o curso de informática dada a uma camada da população desprovida e que sempre foi rotulada pela palavra “sem”. O curso objetivava favorecer, a essa população, meios para que em um futuro não muito distante não passasse apenas de mais um SEM-conexão, SEM-algabetizaçao digital que é necessária no mundo atual. Vários e-mails foram enviados ao curso entre eles notificou o espírito de solidariedade do Movimento dos Sem-Terras. Afirma ser possível uma transformação profunda na sociedade com suas leis e criar políticas que estejam voltadas para a educação como um alicerce primordial para que, dessa maneira, possibilite a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.