Com esse lema, queremos refletir sobre os desafios da educação diante do cenário de destruição ambiental e de direitos sociais no mundo contemporâneo. Nesse sentido, tendo em vista a necessidade de reconhecer os limites do atual modelo hegemônico de desenvolvimento, numa perspectiva da pedagogia do cuidado, consideramos relevante discutir a proteção da vida e o cuidado com a casa comum em suas dimensões política, econômica, social, ambiental, interpessoal e pessoal.

Devido ao momento de pandemia e isolamento social que estamos atravessando, esta edição, em especial, enfatiza a importância de conversarmos com as crianças e orientá-las acerca do que está acontecendo mundialmente, oferecendo e construindo junto com elas um ambiente seguro.

 

157 – Agosto/setembro – Dando continuidade ao lema de 2020 “Proteger a vida, cuidar da casa comum”, abrimos este boletim com um trecho do texto “Na escola da vida não há férias!” de Chico Alencar. O texto de linguagem simples e ilustrativa é um convite aos nossos leitores, no sentido de encaminharmos nossas reflexões teóricas e práticas.

Aqui.

 

156 – Junho/Julho – Em sintonia com o nosso lema “Proteger a vida: Cuidar da Casa Comum!”, sobretudo, imersos em um contexto de pandemia mundial, compreendemos a importância de refletirmos, tal como nos provoca Boff, a partir da fábula mencionada, sobre o quanto o tempo presente tem nos desafiado e exigido de nós pensarmos o cuidar como prioridade de vida, refletir sobre uma ética do cuidado e sua pedagogia. Neste sentido, se faz extremamente necessário abrir espaço em nosso fazer pedagógico para pensarmos sobre este modelo de sociedade atual que se configura pelo individualismo, pelo encapsulamento do existir, onde não há espaço para o cuidado. Sobretudo, refletirmos sobre formas outras de sermos e estarmos no mundo, de nos relacionarmos com o outro e com o lugar que coabitamos, ou seja, buscarmos compreender as várias dimensões do sentido do cuidado na vida pessoal, social e planetária do humano.

Aqui.

 

155- Abril/Maio – Nesse exemplar, as diferentes seções ressaltam a importância de repensarmos o nosso modo de cuidar da vida e habitar a Casa Comum, de promovermos com as crianças um diálogo sincero e construtivo sobre humanidade. Lembrá-las que é tempo de cumprir medidas de prevenção e exercer a cultura do cuidado.

O texto de Leonardo Boff convida-nos apensar sobre o quanto o momento atual tem exigido de cada um de nós refletirmos urgentemente sobre a necessidade de fortalecermos políticas e ações de cuidado da vida e da casa-comum.

Aqui.