Trabalhadores precisaram se comprometer, apenas, a manter 100% de sua produtividade semanal para trabalharem apenas 80% da semana
Mais de 3.000 trabalhadores de 70 empresas do Reino Unido começaram a segunda-feira com uma boa notícia: vão trabalhar apenas quatro dias na semana, sem verem corte nos salários nem compensação do trabalho nos dias que precisam se dedicar às jornadas.
Os trabalhadores precisaram se comprometer, apenas, a manter 100% de sua produtividade semanal para trabalharem apenas 80% da semana. A informação foi divulgada pela CNN.
A iniciativa é um teste que tem duração de seis meses e envolve empresas diversas, como prestadoras de serviços financeiros e restaurantes. O programa é executado pela organização 4 Day Week Global, Autonomy em parceria com as universidades de Cambridge, de Oxford e do Boston College. O objetivo é melhorar a saúde mental e o bem-estar dos funcionários.
Uma iniciativa como essa ocorreu na Islândia, no maior teste de jornada de quatro dias de trabalho semanais, no período de 2015 a 2019. A conclusão é que não só não houve queda na produtividade, como o bem-estar dos funcionários melhorou consideravelmente.