IPEDEHP, 2001.
Assinala que a natureza da metodologia do estudo apresentado perpassa pela combinação de técnicas qualitativas e quantitativas que estão baseadas em questionários, entrevistas, observações, revisão de documentação que estão disponíveis no IPEDEHP e no Instituto de Educação Superior Paulo Freire (ISP Paulo Freire) que foram realizadas em três etapas: a primeira foi à preparação para que os estudo fosse realizado; a segunda foi à coleção de dados e a terceira etapa consistiu em completar os dados, analisar os mesmos e preparar as informações coletadas. Explica que a criação do ISP Paulo Freire tem um marco que o distingui dos demais institutos, já que ele nasceu com uma filosofia e proposta pedagógica inspirada no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire que favorece a iniciativa, participação e na liberdade dos sujeitos da educação em seus diversos âmbitos da ação humana, fomentado no respeito a todas as pessoas, com seus direitos e deveres, a sua participação democrática na sociedade a qual está inserido,na justiça, na solidariedade, na cooperação, no apoio mutuo, na paz, na dignidade humana em que todas elas estão baseadas na tolerância, flexibilidade e honestidade. Acrescenta ainda que o ambiente do ISP Paulo Freire propicia o respeito, a criatividade e a iniciativa, o que facilita muito os trabalhos e as pesquisas, sem esquecer que a reflexão e a autocrítica são um outro elemento da proposta pedagógica de Paulo Freire. Lembra que durante a conversa com os entrevistados, todos afirmaram que têm aplicado no ISP Paulo Freire o que aprenderam no IPEDEHP, seja em sala de aula, em suas relações, com outras pessoas em atividades com pais de família ou mesmo em sua própria vida ou no âmbito familiar. Por sua vez, os professores que receberam capacitação no IPEDEHP afirmaram que aumentou muita a capacidade deles para ouvir os seus alunos, pedir-lhes suas opiniões e de solicita e receber criticas por parte dos alunos. Cita o professor Luis Pérez como um exemplo que incorporou em suas aulas de matemática os temas direitos humanos e democracia nos conteúdos de sua disciplina, contribuindo muito, dessa maneira, para oferecer ferramentas sobre uma nova metodologia, sem que haja discriminação nos erros apresentados pelos alunos, ao contrário, demonstrando que muito se pode fazer e aprender com os erros e diminuindo, passo a passo o temor e a timidez que os alunos têm frente ao erro. Explica que todos os alunos do IPEDEHP têm, a partir do segundo ciclo, a obrigação de realizar uma vez ao ano uma prática que geralmente são feitos nas escolas de Comas que possuem parceria com o Instituto. Considerou como a pergunta mais difícil do estudo quando se pedia para fazer a relação entre a capacitação obtida no IPEDEHP e se essa capacitação influenciou nas relações interpessoais dentro do ISP Paulo Freire. Como era esperada, várias respostas foram dadas, mas que no geral esclareceram que houve uma melhoria nas atividades dentro do Instituto e na relação com todo o pessoal, sejam eles professores, alunos, administrativos e direção. Os professores especificamente enfatizaram que aumentou a tendência em solicitar as opiniões de seus alunos e a respeita-las; maior tendência a tratar os alunos com muito mais afeto e a incorporar em seus materiais conceitos de direitos humanos e democracia e em suas próprias maneiras de ser. Com relação à metodologia do IPEDEHP e a educação popular de Paulo Freire, os educadores indicaram que o que distingui dos demais instituto é a ênfase no aspecto afetivo que influi na sua forma de atuar com os outros, sejam eles alunos, colegas de trabalho, membros familiares, amigos, etc.. como com eles mesmo. Explana que o currículo oficial do Ministério da Educação contém os elementos básicos da proposta pedagógica do IPEDEHP sobre como educar em direitos humanos e em democracia. Assim como, desde o ano de 1996, o ISP Paulo Freire está fazendo parte da reforma educativa e recebendo solicitações das instituições de ensino para que possam pôr em pratica a reforma e o efeito multiplicador do IPEDEHP. Almeja que os experimento desenvolvidos tanto pelo IPEDEHP como pelo ISP Paulo Freire sirvam como modelo para futuros trabalhos em outros institutos pedagógicos para que possa pôr em prática e comece funcionar de forma efetiva a proliferação de promotores em direitos humanos em todas as camadas da sociedade.