MOVIMENTO Ecuménico Por Los Derechos Humanos (MEDH) Derechos humanos: el derecho de ser joven, Buenos Aires: Editora EDUPAZ, 1986.
A publicação em questão não pode ser reduzida apenas a um manual. Trata-se de um material com sugestões de atividades onde, através dos 10 temas geradores propostos, procura-se trabalhar os Direitos Humanos na escola secundária. Tem por objetivos, com base no diálogo e nas discussões, estimular os jovens para que sintam-se “”motivados a aprofundar o significado da Declaração Universal dos Direitos Humanos” e percebam que a possibilidade de construção de um mundo mais fraterno se dá no cotidiano. Quanto à metodologia, são propostos “”relatos existenciais””, textos e imagens para sensibilizar os jovens em relação ao tema dos Direitos Humanos. Os direitos trabalhados por capítulos são: o direito de buscar a verdade, o direito de ser livre, o direito de participar, o direito de viver a fraternidade, o direito de recriar o amor, o direito à vida, o direito de realizar a justiça, o direito de trabalhar, o direito de ter tempo livre e o direito de defender a natureza. A estrutura de cada capítulo tem alguns elementos básicos. Inicialmente procura-se esclarecer a que o direito em questão corresponde concretamente, na prática, nas ações; depois apresenta-se um texto-base que pode ser uma história, um diálogo, um fato histórico, etc., relacionado àquele direito. São sugeridos então trabalhos em grupos e uma síntese buscando o significado do direito em questão. Há também fotos, ilustrações, poemas, letras de músicas compondo cada capítulo e, por fim, o artigo da Declaração Universal correspondente. Em anexo encontra-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos, já que trata-se do texto-base do trabalho. O material em questão é bastante objetivo e propõe atividades concretas para o trabalho em Direitos Humanos em escolas de segundo grau, além de fornecer uma série de idéias para atividades relacionadas com o tema.