Criado em 2013, o OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM FOCO é um espaço de informação, aprofundamento e discussão sobre perspectivas teóricas, políticas públicas e práticas no âmbito da Educação em Direitos Humanos. Sua principal finalidade é constituir-se em um ambiente onde as diferentes abordagens sobre a temática possam dialogar e construir um intercâmbio criativo e produtivo.

Está promovido pela Novamerica, organização não governamental, que desde 1991 desenvolve um programa na perspectiva da educação em direitos humanos. Articula-se com o Movimento Socioeducativo Educar em Tempos Difíceis (MSE), de caráter latino-americano.

Conta com a colaboração do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s) (GECEC) vinculado ao Departamento de Educação da PUC-Rio.

INQUIETUDES

No mundo atual, a consciência universal dos direitos humanos é cada vez mais forte. As questões relativas à igualdade e a luta contra todo tipo de desigualdade constituem um imperativo fundamental. Ao mesmo tempo, as questões relativas às diferenças culturais vêm adquirindo hoje particular visibilidade, sendo promovidas especialmente por diversos movimentos sociais de grande incidência na sociedade, tanto no âmbito planetário como nacional.

Nesse contexto, adquirem especial relevância os processos educativos orientados ao fortalecimento de uma cultura dos direitos humanos. Só assim é possível formar para a cidadania com possibilidades de construir uma sociedade mais democrática e justa. Enquanto educadores/as somos desafiados a promover uma educação que contribua com  a compreensão, a conquista e a vivência desses direitos no nosso meio.

Para a educação em direitos humanos, a articulação entre direitos da igualdade e direitos da diferença constitui uma questão de especial urgência para a realização de processos formativos significativos, que enfrentem os desafios atuais dos cotidianos educacionais.

OBJETIVOS

Seus principais objetivos são:

  • Fortalecer a construção de uma cultura de Direitos Humanos na sociedade.
  • Debater questões referentes ao desenvolvimento da Educação em Direitos Humanos, tanto do ponto de vista de sua fundamentação quanto das políticas públicas e das práticas desenvolvidas por diferentes atores.
  • Promover um intercambio entre diferentes atores individuais e coletivos que atuam na área da educação em direitos humanos.
  • Disponibilizar diversas produções e materiais pedagógicos orientados ao desenvolvimento da educação em direitos humanos em diferentes âmbitos e níveis, tanto da educação formal quanto não formal.

EQUIPE

Vera Maria Ferrão Candau (coord.)
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidad Complutense de Madrid. É professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Assessora projetos sócio-educativos no país e no âmbito latino-americano. Integra a equipe da ONG Novamerica.Tem ampla experiência de ensino desde a escola básica aos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. É coordenadora do grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s), através do qual tem desenvolvido sistematicamente pesquisas sobre as relações entre educação e cultura(s). É pesquisadora 1A do CNPq. Principais áreas de atuação: educação intercultural, cotidiano escolar, didática, educação em direitos humanos e formação de educadores/as.

Susana Beatriz Sacavino (coord.)
Licenciada em Ciência Política pela Universidad Catolica de Córdoba (Argentina), Mestre em Ciências Jurídicas pelo Instituto de Relações Internacionais e Doutora em Educação pelo Departamento de Educação da PUC-Rio. Diretora da Revista Latino-americana Novamerica – Nuevamerica e da organização não governamental (ONG) – Novamerica. Pesquisadora associada do Grupo de Estudos sobre o Cotidiano, Educação e Cultura/s (GECEC) do Departamento de Educação da PUC-Rio. Membro da Rede Latino-Americana de Educação para a Paz e os Direitos Humanos promovida pelo Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL). Assessora projetos sócio-educativos no país e no âmbito latino-americano. Principais áreas de atuação: educação em direitos humanos, educação e cidadania, direitos humanos e interculturalidade, formação de educadores, prevenção da violência escolar e do bullying.

Marcelo Andrade
Licenciado em Filosofia, Mestre em Educação e Doutor em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Cumpriu o Programa de Doutorado Parcial no Exterior na Universitat de València, Espanha. É professor do quadro principal do Departamento de Educação da PUC-Rio e membro da equipe ONG Novamerica. É bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Em 2012, assumiu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio.

Maria da Consolação Lucinda
Possui doutorado e mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez estudos de pós-graduação em história da África pela Universidade Candido Mendes e graduação em ciências sociais e política pela PUC-Rio. Integra o comitê técnico da Revista Novamerica e faz parte da equipe técnica do programa Direitos Humanos, Educação e Cidadania da ONG Novamerica, trabalhando com os seguintes temas: educação e direitos humanos, cidadania, cotidiano escolar, manifestações de preconceito e discriminação, educação em direitos humanos e bullying.

Silvia Pedreira
Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica. Foi professora da rede pública e privada no município do Rio de Janeiro e atualmente faz parte da equipe de educadores do programa Direitos Humanos, Educação e Cidadania da ONG Novamerica.