Explorando a memória ancestral indígena, este documentário não apenas celebra a diversidade cultural, mas também promove o respeito e a valorização das comunidades originárias, fundamentais para a educação em direitos humanos.
O aumento do uso da internet levou a um aumento da violência virtual, destacando a necessidade de regulamentação e medidas preventivas. Reflexões como esta estão presente no artigo “Para desnaturalizar o ódio nas redes Educação em direitos humanos e literacia digital na formação cidadã” Baixar PDF: Para desnaturalizar o ódio nas redes
Os ataques violentos a instituições de ensino, anteriormente raros no Brasil, aumentaram significativamente desde 2019. O Instituto Sou da Paz apresenta o material “Raio-X de 20 Anos de Ataques a Escolas no Brasil (2002-2023) ” que visa não apenas compreender melhor este fenômeno, mas também auxiliar na formulação de políticas públicas eficazes para a prevenção…
Reportagem de Diogo da Silva Segundo o Tribunal de Contas do Estado, o Governo do Paraná pagou mais de R$ 18 milhões para que duas empresas “parceiras” administrarem apenas 2 escolas da Rede Estadual de Ensino em 2023 Para saber como será a terceirização de 204 escolas públicas do Paraná proposta pelo Programa Parceiro…
O Cacique Carlos Arapowãnã, do povo Xukuru Kariri, anunciou sua pré-candidatura a vereador em Brumadinho pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Esta é uma candidatura histórica, pois ele é o primeiro indígena a se candidatar para um cargo político na história do município. A decisão de Carlos Arapowãnã surgiu da necessidade de dar voz às comunidades…
A democracia liberal tem um limite: sempre que a acumulação do capital é ameaçada, os democratas aposentam urnas, rasgam Constituições e colocam tropas na rua. Seria a história pendular? Uma no cravo e outra na ferradura? O fato é que nessa primeira metade do século XXI o mundo retrocede à direita. O que entendo…
Nova edição da Revista Novamerica já está no ar! Desta vez os textos debatem a profissão docente. Baixe agora mesmo e mergulhe nesse importante tema. PDF aqui: http://www.novamerica.org.br/ong/?p=2707
Celso Pinto Carias reflete sobre dois tipos de medo em torno das questões do Sínodo e da sinodalidade. Uma reflexão bastante pertinente sobre as resistências à mudança e os temores daqueles que buscam preservar seus privilégios. https://open.spotify.com/episode/2TiJqfpKWUDLA08UXeeWSH
Coopercine, Cooperativa de Cinema recita ‘Da Paz’. A obra de Marcelino Freire desafia a ideia de tranquilidade, revelando a dor e a revolta de quem enfrenta a violência racial e policial.