O Sorriso de Mona Lisa

Direção: Mike Newell, 2003

Sinopse:  O filme conta a história de um grupo de mulheres brilhantes que estudavam em uma universidade dos anos 50 nos Estados Unidos, mas que, mesmo com os estudos, tinham como horizonte se tornarem boas e cultas esposas. É aí que entra uma professora de artes: ampliando as possibilidades e referências das meninas. A educadora convida as estudantes a desafiarem essa situação e fazer com que assumam seu protagonismo na sociedade.

Machuca

Direção: Andrés Wood, 2003

Sinopse:  Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta e vive   com sua família na área nobre da cidade. O padre McEnroe (Ernesto Malbran) e diretor do colégio inspirado no governo de Salvador Allende, decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.

Elefante

Direção: Gus Vant Sant e Alex Frost, 2003

Sinopse:  Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

As Horas

Direção: Stephen Daldry, 2003

Sinopse:  Uma produção estadunidense do diretor inglês Stephen Daldry lançada em 2002. O filme trata da libertação feminina e desconstrói os papeis que a mulher é forçada a exercer numa sociedade patriarcal. Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje em fase terminal de aids.