Escola Pública e a formação da cidadania: possibilidades e limites. Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo: São Paulo, 2000. Aqui
Direção: Ken Loach, BR 2000
Sinopse: As irmãs Maya (Pilar Padilla) e Rosa (ElpidiaCarrillo), mexicanas de sangue quente, trabalham no serviço de limpeza de um prédio comercial no centro da cidade. O destino colocou Sam (Adrien Brody), apaixonado ativista americano, no seu caminho, o que as leva a uma campanha guerrilheira contra seus patrões. A luta ameaça seu sustento, a família e faz com que corram o risco de serem expulsas do país.
Direção: Stephen Daldry, 2000
Sinopse: O filme conta a história de um garoto de 11 anos de uma família de mineiros pobres da Inglaterra, que decide trocar as luvas de boxe pelas sapatilhas de balé. Proporciona uma boa discussão sobre machismo, intolerância e o direito à diversidade.
Direção: Fernando Meirelles e Nando Olival, 2000
Sinopse: No meio da nossa sociedade existe um Brasil notado por poucos. Um Brasil formado por pessoas que, apesar de morar dentro de sua casa e fazer parte de seu dia-a-dia, vivem como se não estivessem lá. Cinco das integrantes deste Brasil são mostradas em “Domésticas – O Filme”: Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada, mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos mas vivem a mesma realidade: trabalhar com empregada doméstica.