Os artigos deste livro trazem à luz, em detalhes, aquilo que é parte da cultura escolar no Brasil. Não de qualquer escola, mas daquela onde se revelam as múltiplas estratégias da classe trabalhadora de se produzir; onde “experiências herdadas e partilhadas” se manifestam e pulsam contradições que, no encontro entre o tempo presente o futuro desconhecido, tecem a possibilidade da experiência transformada da classe trabalhadora. Experiência histórica que não pode ser simplesmente projetada, uma vez que é construída nos meandros e no paroxismo das condições precárias de renda e de realização profissional que acompanham o trabalho e o trabalhador, em especial o trabalhador docente, sujeito central desta obra. Seus lampejos de resistência alimentam a organização coletiva e as lutas frente a todos os negacionismos engendrados pelas estruturas capitalistas (texto extraído do prefácio).

Organizadores: Cláudia Affonso, Claudio Fernandes, Gaudêncio Frigotto, Jonas Magalhães, Valéria Moreira e Vera Nepomuceno.
Orelha: Ricardo Antunes.
Prefácio: Eveline Algebaile, Lia Tiriba, Maria Ciavatta e Marise Ramos.

Páginas: 504.

Ano de publicação: 2021.
ISBN: 978-65-88286-05-0.

Aqui.