Em geral alheio a processos políticos, e historicamente apontada como religião que condena o Comunismo, os espíritas kardecistas surpreende e iniciam um novo ciclo no Brasil onde acenam para maior participação política. Em abaixo assinado disponível na Internet, os seguidores da filosofia de Alan Kardec pedem respeito ao processo democrático no país. De acordo com o texto do abaixo-assinado, os kardecistas desejam “começar por conduzir o Brasil para a justiça social e a paz!”

De acordo com o documento, o resultado do golpe político vivido no Brasil já começa a ser sentido pela maioria da população, notadamente a mais pobre, que mais precisa do Estado. Medidas como a reforma do ensino médio, o congelamento dos investimentos sociais por vinte anos, a reforma da previdência e a terceirização dos trabalhos em todas as atividades das empresas, beneficiam a classe proprietária de bancos, das grandes empresas e dos latifúndios, enquanto penalizam os trabalhadores e trabalhadoras em geral.

Dividido em seis ítens, o manifesto revela ainda o entendimento do caráter elitista do golpe:

– Entendemos que o golpe Jurídico/Parlamentar aplicado contra a nação brasileira tem como pano de fundo a manutenção e ampliação dos privilégios da casta detentora do poder econômico no País, bem como a submissão da nação brasileira ao Capital Internacional. Por isso, posicionamo-nos ao lado de todas as vozes políticas progressistas, contrárias ao golpe em curso. Fazemos isso com a certeza de que basta nossa ação firme e determinada para salvarmos nosso País. Como bem disse Alan Kardec, em Obras Póstumas: “Sua aspiração por uma melhor ordem de coisas é indício da possibilidade de alcançá-la. Aos que são progressistas, cabe acelerar esse movimento por meio do estudo e da utilização dos meios mais eficientes – diz.

Manifesto Espírita contra o golpe e pela Paz

A questão 932 de “O Livro dos Espíritos” deixa claro por que a influência dos maus supera a dos bons: por fraqueza dos bons. Os maus, apesar de estarem em número menor, são intrigantes e audaciosos, já os bons são tímidos. Esse temor coletivo impede a implantação de uma sociedade justa no Planeta Terra.

No entanto, a resposta deixa claro que essa transformação depende da nossa vontade. Uma vontade coletiva, plural, invencível.  “Quando os bons o quiserem, preponderarão”, sentenciam os Espíritos Superiores.

Nós Espíritas, abaixo-assinados, queremos!  E queremos começar por conduzir o Brasil para a justiça social e a paz! Nosso País hoje, se contorce com as dores atrozes das injustiças sociais que atrasam seu processo evolutivo. Está dominado por corruptos que aplicaram um Golpe Parlamentar com apoio da Mídia e do Judiciário e assumiram o Poder fazendo uso da intriga, da ousadia e da fraqueza dos tímidos.

O resultado do golpe já começa a ser sentido pela maioria da população, notadamente a mais pobre, que mais precisa do Estado.  Medidas como a reforma do ensino médio, o congelamento dos investimentos sociais por vinte anos, a reforma da previdência e a terceirização dos trabalhos em todas as atividades das empresas, beneficiam a classe proprietária de bancos, das grandes empresas e dos latifúndios, enquanto penalizam os trabalhadores e trabalhadoras em geral.

Enquanto a população mais pobre é golpeada de todos os lados, nossa Nação se divide, enfraquecida pela disseminação do ódio. Na esteira dessa divisão começam a surgir líderes trevosos ainda mais ousados e intrigantes. No Poder Judiciário a toga é usada para ocultar a tirania da perseguição aos inimigos políticos e dar proteção aos aliados. Do Poder Legislativo, surgem porta-vozes da violência que começam a arregimentar legiões de incautos com pregação de ódio, discriminação e preconceito. Todos fazem uso indiscriminado da ignorância e da fraqueza moral, ampliada e consolidada por um império de Mídia voraz e manipulador.

Diante de um mal que se disfarça em bem, confundindo a milhões, recorremos às Leis Morais contidas em O Livro dos Espíritos para fundamentar os posicionamentos que se seguem:

1 – Somamo-nos aos que renegam a cultura do lucro e o deus-mercado e atuam em defesa da vida como direito básico inerente a todos os seres, sem exceções, independente de condições morais e das Leis humanas, como preconiza a Questão 880.

2 – Perfilamo-nos com os que são contrários à propriedade privada dos bens coletivos como valor sagrado, já que a Questão 711 nos ensina que o “O uso dos bens da Terra é um direito de todos os homens, por ser uma consequência da necessidade de viver.”

3 – Compreendemos a obviedade de que o Capitalismo é um Sistema nefasto e anticristão, já que é baseado na concorrência e não na cooperação, no ter e não no ser e cujo saldo para a maioria da população é a fome em suas mais variadas vertentes.  E como diz a Questão 930, “Numa sociedade organizada segundo a Lei do Cristo, ninguém deve morrer de fome”

4 – Compreendemos que a tão necessária e urgente reforma íntima é insuficiente para mudarmos esse quadro. É preciso uma ação coletiva dos que já despertaram para a Lei de Amor e Caridade.  Como diz Alan Kardec, “Com uma organização social criteriosa e previdente, ao ser humano só por culpa sua pode faltar o necessário. Porém, suas próprias faltas são frequentemente resultado do meio onde se acha colocado.” É esse meio que precisamos mudar, agindo para transformar nosso País.

5 – Entendemos a urgência de os espíritas encarnados assumirem sua tarefa de “Instruir os homens, ajudá-los a avançar, melhorar as suas instituições por meios diretos e materiais.”, com está posto na Questão  573.  É, portanto, nosso dever  instruir a sociedade com foco na mudança do atual sistema social, injusto e opressor, para um sistema onde todos sejam irmãos. Fazendo isso, estaremos cumprindo nossa tarefa pacificadora que impedirá a terrível e medonha solução das armas.

6 – Entendemos que o golpe Jurídico/Parlamentar aplicado contra a nação brasileira tem como pano de fundo a manutenção e ampliação dos privilégios da casta detentora do poder econômico no País, bem como a submissão da nação brasileira ao Capital Internacional.  Por isso, posicionamo-nos ao lado de todas as vozes políticas progressistas, contrárias ao golpe em curso. Fazemos isso com a certeza de que basta nossa ação firme e determinada para salvarmos nosso País.  Como bem disse Alan Kardec, em Obras Póstumas:  “Sua aspiração por uma melhor ordem de coisas é indício da possibilidade de alcançá-la. Aos que são progressistas, cabe acelerar esse movimento por meio do estudo e da utilização dos meios mais eficientes.”

Para ler e assinar o manifesto clique aqui

Fontes:
http://www.conexaojornalismo.com.br/colunas/astral/religiao/kardecistas-fazem-abaixo-assinado-contra-o-golpe-e-pela-paz-63-46663

https://www.change.org/p/congresso-nacional-manifesto-esp%C3%ADrita-contra-o-golpe-e-pela-paz?recruiter=84769139&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink