Loyola, 1998.

Considera como a questão mais fundamental das sociedades contemporânea a dimensão ética do meio ambiente, por oferecer princípios e condutas que permitem ao cidadão e a sociedade uma relação mais respeitosa e equilibrada com o meio ambiente. Recorda que a visão antropocêntrica que é a que predomina e uma das mais questionadas é o modelo renascentista que está ligada às idéias de Galileu e Descartes que olhavam a natureza de maneira qualitativo-mecânica e que foi se expandindo ao longo da história sem que houvesse uma preocupação maior com a preservação e o respeito pela natureza. Enumera sete momentos históricos para que se repensem sobre a ética ambiental para a atualidade. O primeiro momento, teocêntrico-inspirador, está relacionado com o pensamento grego em que o cosmo é o centro inspirador para a ordenação de toda sociedade. O segundo momento, teocêntrico, refere-se a aculturação do cristianismo e posteriormente o islamismo na sociedade ocidental. O terceiro momento, iluminocêntrico, volta-se para as inspirações do iluminismo que acreditavam ser a ciência a cura para todos os males. O quarto momento, cientificentrismo, se dá com o surgimento das ciências modernas durante os séculos XVIII e XIX e as mudanças ocorridas nas relações homem, natureza e sociedade. O quinto momento, tecnocêntrico, aponta para o avanço das ciências, sobretudo as mais técnicas, abrindo as fronteiras para a informática e a comunicação. O sexto momento, biocêntrico, aparece no final do século XIX e passando por todo século XX que tem como traço fundamental à valorização da vida, na reflexão evolutiva das espécies e no progresso das ciências da vida e por último tem o sétimo momento, ecocêntrico, que pouco a pouco vai penetrando em toda a cultura ocidental, que tem como foco maior à preocupação com o meio ambiente na proporção da micro e macro escala. Ao esclarecer o que venha ser a ética, menciona que é um conjunto de medidas humanas que visa a boa relação do homem com a natureza, enquanto que a ética ambiental está voltada com o comportamento do indivíduo na sociedade e a ética como disciplina filosófica possui duas estruturas: a primeira diz respeito ao ethos que significa o costume da natureza do homem; a segunda se relaciona com a hexis que é o comportamento que o homem adquiri durante o processo de socialização. Lembra que durante a Conferência Mundial do Meio Ambiente – Rio-92 – os cientistas e militantes políticos , inclusive de associações ambientalistas, publicaram uma mensagem denominada “A ética nas estratégias globais para o ambiente”, apresentaram sete princípios que acreditam ser importante para a constituição de uma ética ambiental. (1) o homem deve superar o isolamento e não mais ficar isolado dentro de si mesmo para que possa encontrar admiração pela vida; (2) a partir do momento que o homem reconhece a si mesmo poderá se relacionar e respeitar os outros seres viventes; (3) ter respeito moral a toda criatura; (4) através do respeito à família humana e todas as gerações futuras poderá se elaborar uma ética da responsabilidade; (5) a utilização correta da natureza fará com que se viva em harmonia com a natureza (6) a relação equilibrada entre os homens e os demais seres vivos levará a todos a descobrirem um tipo de desenvolvimento harmonioso que dar-se-á de forma gradual e (7) tudo que foi exposto nos itens anteriores for respeitado e praticados pelos homens esses serão os guardiões dos tesouros que estão presentes na terra. Considera que os movimentos ambientalistas, mesmo apresentando suas diferenças com relação à visão que se tem de meio ambiente e como o homem deveria se comportar perante a natureza, constituem manifestações éticas importantes e que por isso deve-se prevalecer o diálogo na busca de soluções sócio-ambientais respeitosas, solidárias e de ascendente confiabilidade. Almeja que a inserção da educação ambiental, tanto na educação formal como na informal, deve refletir as práxis sociais com uma visão global acerca do meio ambiente para que, dessa maneira, se possa despertar em todas as pessoas os valores éticos fundamentais como a bondade e a solidariedade, que além desses pode-se também inserir valores essenciais ao processo educativo. São eles: (a) valorizar a natureza, independentemente de sua utilidade; (b) respeitar a natureza mantendo suas cadeias geobiológicas; (c) conservar a natureza dentro de uma visão de totalidade com o planeta Terra e (d) saber administra a natureza de modo que as gerações futuras possam desfrutar de um ecossistema purificado. Entende que é de responsabilidade de todos contribuir para a questão ecológica com princípios éticos para que dessa maneira se possa enfrentar os desafios ecológicos tanto por parte da pessoa como por parte da sociedade.