Viagem ocorre a convite do governo federal e resultará em um relatório sobre violações

Henrique Gomes Batista (correspondente)

05/11/2018

WASHINGTON, EUA – A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) começa, nesta segunda-feira, dia 5, uma ampla visita ao Brasil. Esta é a primeira vez que a entidade vem ao país desde 1995.

Integrantes do organismo internacional se reunirão com autoridades, líderes sociais e vítimas de violação de direitos humanos por todo o país. A visita termina no dia 12, próxima segunda-feira.

Os temas abordados serão os impactos de indústrias extrativas; direitos dos camponeses, trabalhadores rurais, quilombolas e povos indígenas; direitos das mulheres negras; situação dos parentes de vítimas de violência urbana; e temas relacionados à memória, verdade e justiça do período da ditadura.

Visita inclui ao menos cinco estados

Com esta visita, a CIDH deverá fazer um abrangente relatório sobre a situação dos direitos humanos no país. A viagem é realizada a convite do governo brasileiro, mas a comissão preferiu vir após as eleições para evitar que sua atividade fosse usada eleitoralmente.

Por uma semana, técnicos do organismo passarão por cidades como Brasília, Ouro Preto e Mariana (MG), Altamira e Santarém (PA), Salvador (BA) e Rio.

Durante toda a visita, a comissão terá dois endereços para o recebimento de denúncias relacionadas a violações de direitos humanos: o Brasília B. Hotel, na capital federal, e o Hilton Copacabana, localizado no Rio. Diversas ONGs e entidades internacionais também acompanham a visita e podem fazer relatórios, denúncias e recomendações paralelas.

Fonte: O globo