A Lei de Cotas completou 10 anos!

Conquista do movimento negro no Brasil, a legislação que assegura reserva de vagas a população negra e indígena no Ensino Superior, tem sido alvo de inúmeros projetos de lei no Congresso Nacional. Tais iniciativas, muitas vezes, propõem retrocessos nesta que é a principal política pública nacional no campo da justiça racial e acesso ao Ensino Superior.

É neste contexto, em que a discussão sobre uma possível revisão desta legislação está colocada, que a Ação Educativa e o LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) promoveram o seminário Balanço da Lei de Cotas: resultados da pesquisa “Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior no Brasil”.

O diagnóstico investigou a eficácia da Lei de Cotas em diversificar o perfil dos alunos do ensino superior nas universidades federais, bem como, analisou o sucesso e desafios enfrentados pelas instituições e cotistas em sua primeira década de existência.

O Seminário Balanço da Lei de Cotas: resultados da pesquisa “Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior no Brasil” aconteceu nos dias 05 e 06 de julho, no Auditório do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

 

👉🏿 Saiba mais e confira o Resumo Executivo.

🔗 Acesse: pesquisaleidecotas.org.br

 

Mesa de abertura – Ações Afirmativas: contextos e desafios

Momento 1 – Boas-vindas

Rosana Heringer – LEPES/UFRJ – Coordenadora da pesquisa

Denise Carreira- Ação Educativa – Coordenadora da pesquisa

Maria Muanis – Diretora da FE/UFRJ

Gracyelle Costa – Coordenação NEABI/UFRJ

Gisele Pires – Pró-Reitora de Graduação – UFRJ

Cerimonial: Vitor Matos e Damires França

Apoio: Neabi/UFRJ (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFRJ) e Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos da Ação Educativa.

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