A ANPEd e demais associações e entidades científicas da área da Educação e do Fórum das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguísticas, Letras e Artes (CHSSALLA) solicitam publicamente aos órgãos e entidades de controle da Administração Pública Federal brasileira a averiguação das denúncias alarmantes, que configuram em improbidade administrativa do Ministro da Educação.
Os princípios proselitistas, bélicos e, mais que conservadores, fundamentalistas, que guiam o Ministério da Educação e outros, durante todo o governo Bolsonaro, não são novidades para pesquisadores/as e trabalhadores/as da Educação. No entanto, os fatos veiculados nos principais jornais do país agregam a um MEC inerte, ineficiente e incompetente – por isso já negligente no atendimento às demandas atuais e urgentes da educação brasileira – uma sombra de ilegalidade, parcialidade e favorecimento que ferem gravemente os princípios legais da administração pública e o princípio constitucional da laicidade. O prejuízo causado com a continuidade de agendas paralelas, inconstitucionais e contrárias ao interesse nacional já são incalculáveis.
Entendemos que tais denúncias são suficientes para tornar insustentável a manutenção do Ministro e seu projeto, considerando a altivez e robustez que são inerentes à função.
É mais uma “página infeliz”, quiçá a última, compondo a história do que foi o MEC no governo Bolsonaro. Um governo que nasce predatório da diferença – que é a sociedade brasileira -, nasce fadado ao seu fim, como prenuncia a literatura latino-americana.
*o título do manifesto faz menção à metáfora política do autor argentino que denuncia uma lógica de mundo fadada à autodestruição pelo poder, corrupção, burocracia e fundamentalismo. CORTÁZAR, J. Fim do mundo do fim. In: CORTÁZAR, J. Histórias de cronópios e famas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. p. 69-71.
Assinam essa manifestação:
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação – ANPEd
Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – Anpof
Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS
Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid e do Residência Pedagógica – Forpibid-rp
Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS
Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação – ForumDir
Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM
Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História – ABEH
Sociedade Brasileira de Ensino de Química – SBEnQ
Associação Brasileira de Currículo – ABdC
Rede Nacional EMPEsquisa
Associação Brasileira de Alfabetização – ABALF
Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE
Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação – FINEDUCA
Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE
Associação Brasileira de Psicologia Política – ABPP
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN
Associação Brasileira de Antropologia – ABA
Associação Nacional de Pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião – ANPTECRE
A Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – ABRALITEC
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo- ANPTUR
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC
Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE
Associação Nacional de História – ANPUH