Jogos e culturas indígenas: possibilidades para a educação intercultural na escola. Cuiabá: EdUFMT, 2010. 171 p.  Essa obra coletiva nos brinda com lições que extrapolam os limites da academia, trazendo-nos, acima de tudo, lições do abraço. Abraço entre culturas, indígenas ou não, abraço entre razão e sensibilidade, abraço entre o brincar e natureza humana. Os jogos indígenas, fio condutor dos trabalhos aqui apresentados, simbolizam o corpo em movimento.  Livro Completo

SUMÁRIO:

Prefácio – Antonella Tassinari

Apresentação – Emília Darci de Souza Cuyabano

Jogo de Tabuleiro como Prática Educativa Intercultural – Marina Vinha

O Jogo de Bolinha de gude (Peteca) praticado com caroço de Tucumã – Artemis de Araujo Soares

A Educação Física no Projeto de Autoria da Comissão Pró-índio do Acre – Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque

Jogos/brincadeiras Indígenas: a Memória Lúdica de Adultos e Idosos de Dezoito Grupos étnicos – Beleni Saléte Grando; Severiá Idioriê Xavante e Neide da Silva Campos

Desafios: Atividades Corporais e Etno-matemática Entre os Waimiri-atroari – Eduardo Sebastiani Ferrreira; Maria Beatriz Rocha Ferreira; Glaucio Campos Gomes de Matos; Marcelo Waimiri e Joanico Atroari

Oficina de Alfabetização Para os Professores Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa – Maria Aparecida Rezende; Frans Leeuwenberg e Luiz Augusto Passos