Levantamento sobre o impacto das mudanças climáticas na parcela mais pobre da população mundial coloca o presidente brasileiro e Donald Trump como lideranças fracassadas
Helena Borges
26/06/2019 – 11:31 / Atualizado em 26/06/2019 – 15:0 Em um documento publicado nesta terça-feira (25), o relator especial da ONU sobre pobreza extrema e direitos humanos , Philip Alston, fez duras críticas ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro . O texto, que analisa o impacto das mudanças climáticasna faixa mais pobre da população mundial, lista uma série de líderes mundiais que são, nas palavras do especialista, “um fracasso”, e Bolsonaro é o primeiro.
“Ainda hoje, muitos países estão dando passos de pouca visão e na direção errada”, escreve Alston. “No Brasil, o presidente Bolsonaroprometeu abrir a Floresta Amazônica para a mineração, acabar com a demarcação de terras indígenas e enfraquecer as agências e proteção ambientais.”
Ao lado do Brasil, o especialista da ONU citou também o presidente americano, Donald Trump , e o governo chinês, sem citar nomes.
“A China está se esforçando para acabar com a dependência do carvão, mas exportando usinas movidas a carvão para outros países, e deixando de lado as regulamentações para emissões de metano em território nacional. Nos Estados Unidos, até recentemente o líder global em emissões, o presidente (Donald) Trump colocou antigos lobistas em cargos de supervisão, adotou argumentos da indústria, liderou um movimento de reação contra as regulamentações ambientais e está ativamente silenciando e ofuscando a ciência climática.”