O Observatório de Educação em Direitos Humanos / Unesp (SP) está divulgando esta campanha educativa com subsídios para atividades de Educação em Direitos Humanos com objetivo de demonstrar a necessária interconexão da democracia com os direitos humanos, seu fundamento ético-político.
Todavia, de que democracia estamos falando?
E que se entende por direitos humanos?
A construção histórica desses valores, hoje reconhecidos como direitos humanos, foi conquistada com muita luta contra as violações da dignidade humana pela opressão política, pelo poder econômico, pela guerra, pela escravidão, pela exploração do trabalho, pelo racismo, pelo machismo, pelos preconceitos de orientação sexual, pela destruição do meio ambiente e por tantas outras formas de violência.
Esses direitos conquistados, que dignificam a pessoa humana e toda vida planetária, podem ser atacados e destruídos, por ações antidemocráticas, criando contextos de barbárie. Daí por que a luta pela defesa e ampliação dos direitos humanos deve ser contínua e crítica a qualquer forma de autoritarismo. Uma das frente dessa constante luta ocorre na educação em direitos humanos, seja na educação formal escolar, na educação popular dos movimentos sociais, por meio de políticas publicas ou pela mídia.
Esta publicação do OEDH-Unesp traz um conjunto de 14 cards com expressões conceituais sobre democracia ao lado do direito humano correspondente. Cada card remete-se a uma página temática específica com subsídios para possíveis atividades de educação em direitos humanos.
Com isso, busca-se estimular reflexões e debates sobre democracia, como a prática de uma educação em direitos humanos (formal ou não formal), visando a construção de uma cidadania crítica, participativa e social.
Veja a seguir.