Com esse lema, queremos discutir os desafios e as potencialidades das escolas diante das grandes mudanças no mundo contemporâneo. Nesse sentido, consideramos relevante refletir sobre os diferentes sentidos de escola hoje, num contexto fortemente marcado por políticas neoliberais, pelo impacto das novas tecnologias de informação e de comunicação, por concepções políticas conservadoras e pelo grave retrocesso nos processos democráticos e de garantia dos direitos sociais.

 

Nº 154- Outubro/Novembro – Esse exemplar encerra as reflexões teóricas e práticas orientadas pelo lema “Escolas: sentidos e aprendizagens”. Fazendo memória desse percurso, iniciamos essa caminhada refletindo sobre os diferentes sentidos de escola em disputa na sociedade hoje. As diferentes seções afirmam a convicção de que a escola é lugar de fazer amigos/as, aprender a ser, a conviver e a construir conhecimentos de forma crítica, plural e democrática.

Aqui.

 

Nº 153- Agosto/Setembro – Dando continuidade ao lema 2019 “Escolas: sentidos e aprendizagens”, as reflexões teóricas e práticas presentes nesse boletim problematizam a visão eurocêntrica e colonizadora dos conhecimentos escolares e favorecem o diálogo entre diferentes saberes/práticas culturais e a tessitura de uma convivência solidária.

Aqui.

 

Nº 152– Junho/Julho –  Diante das ameaças das fake News à democracia e à proliferação de discursos de ódio e intolerância, observadas nas redes sociais, em especial nas últimas eleições, uma educação que se propõe a formar sujeitos de direitos e cidadãos ativos deve refletir sobre os impactos de tais fenômenos na vida social e pessoal. Portanto, em sintonia com o lema 2019 “ Escolas: sentidos e aprendizagens” , as diferentes seções desse boletim apontam a necessidade de incluir o tema do letramento digital e midiático nas práticas para a formação de leitores/críticos e reflexivos.

Aqui.

 

Nº 151– Abril/Maio – Nesse exemplar, a seção Sala de Aula em Movimento propõe atividades sobre os sentidos da escola presentes no imaginário dos/as alunos/as e a importância do direito à educação para o desenvolvimento pessoal e social. No Para Refletir, diante do contexto atual de graves ameaças à liberdade de expressão e de participação, consideramos relevante fazer memória do processo de aprovação da BNCC e apontar os dispositivos legais que afirmam a gestão democrática das escolas e da educação, frutos de lutas de diferentes atores sociais.

Aqui.