O menino do pijama listrado

Diretor: Mark Hermam, 2008

Sinopse:  Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Ele acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

Preciosa

Direção: Lee Daniels, 2009

Sinopse:  1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo’ Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de “Mongo”, por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A Sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a lidar melhor com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

Milk – A Voz da Igualdade

Direção: Gus Van Sant, 2009

Sinopse:  Harvey Milk, o primeiro gay assumido a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos, foi assassinado em 1978. Se você não sabia disso antes de entrar na sessão, o próprio Van Sant dá a notícia no começo do filme. Milk (Sean Penn) está diante de um gravador, com microfone em punho, sentado na cozinha de sua casa, verbalizando seu testamento. Caso seja morto, diz ele, as fitas virão a público. A essa altura Harvey Milk tem consciência da importância de sua luta e de sua imagem. O longo flashback que vem a seguir nos dá o contexto.

Flor do deserto

Direção: Sherry Hormann, 2009

Sinopse:  Aos 13 anos, Waris Dirie fugiu de sua aldeia no interior da Somália para escapar de um casamento arranjado. Enviada à Londres, trabalha como empregada na embaixada da Somália. Quando adulta, vira modelo mas permanece nela uma marca da sua infância: a mutilação genital, uma das maiores agressões – ainda legal em muitos países – às mulheres no mundo.

Educação em Direitos Humanos e Projeto Político Pedagógico

CANDAU, Vera Maria e SACAVINO, Susana Beatriz (Orgs). NOVAMERICA, 2009.

Sinopse: A publicação busca contribuir para a incorporação da educação em direitos humanos aos projetos político-pedagógicos (PPP). Está destinada aos/às professores/as e apresenta uma proposta de discussão sobre a relação entre direitos humanos, educação e cidadania, privilegiando o contexto escolar. São seis roteiros de oficinas pedagógicas, textos de aprofundamento, propostas de atividades e um CD com apresentações em formato PowerPoint para as oficinas. Esta publicação está à venda na Novamerica.

Mulheres e Homens em Parceria: Cidadania em Plural

Autoras: Candau, Vera Maria e Sacavino, Susana Beatriz (Orgs). NOVAMERICA, 2009.

Ciclo de oficinas sobre gênero e direitos humanos para educadores/as. 

Sinopse: Este material pretende ser um aporte para a afirmação da equidade de gênero e a construção da cidadania na nossa sociedade e nas escolas. Sob a forma de oficinas pedagógicas que abordam temas como “Ser mulher, ser homem: uma construção histórica”, a publicação oferece às/aos professoras/es elementos para aprofundar a reflexão sobre questões de gênero na perspectiva dos direitos humanos. Integram este material, textos de aprofundamento temático, músicas e os roteiros elaborados para cada uma das quatro oficinas.

Procurando firme

Autora: Ruth Rocha. Editora Salamandra, 2009

Sinopse: Linda Flor é uma antiprincesa, questiona não só os porquês de corresponder à imagem que a sociedade faz de uma menina. No lugar de ficar no castelo e esperar pelo príncipe, ela quer sair para conhecer o mundo. O livro retoma a tradição oral dos contos de fada para questionar padrões diversos – da mulher, da família, do próprio conceito de cultura e intelectualidade. Em certo momento do livro, ela resolve adotar o visual africano, depois de conhecer a Africolândia.

Do jeito que a gente é

Autora: Marcia Leite. Editora Ática, 2009

Sinopse: Beá é uma menina de 14 anos que detesta sua aparência: é muito alta e magra. Além disso, vive em crise com sua mãe, que quer fazer dela uma perua. Chico é um garoto de 17 anos apaixonado por cinema. Ele está deprê porque o melhor amigo reagiu mal quando ele lhe contou que é gay. Apesar de caminhos tão distintos, as vidas de Beá e Chico vão se cruzar quando a mãe dela e o pai dele resolvem se casar. Agora os dois têm a mesma dúvida: será que vai ser tão ruim quanto parece? Os relatos dos personagens são leves, emocionantes, verdadeiros e colocam em pauta, sem recorrer a clichês, assuntos delicados com autoconhecimento e aceitação de si próprio e dos outros.