MOHAMAD, N. H. M.

Entre o labor e o lógos: educação em direitos humanos como reabilitação da ação. 2005. 123f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Terra Fria

Direção: Niki Caro, 2005

Sinopse:  Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna à sua cidade natal, no Minnesota, em busca de emprego. Mãe solteira e com dois filhos para sustentar, ela é contratada pela principal fonte de empregos da região: as minas de ferro, que sustentam a cidade há gerações. O trabalho é duro mas o salário é bom, o que compensa o esforço. Aos poucos as amizades conquistadas no trabalho passam a fazer parte do dia-a-dia de Josey, aproximando famílias e vizinhos. Incentivada por Glory (Frances McDormand), uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas, Josey passa a trabalhar no grupo daqueles que penam para arrancar o minério das pedreiras. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. Como ao reclamar do tratamento recebido é ignorada, ela decide levar à justiça o caso.

A Semente que veio da África

Autora: Heloisa Pires Lima. Editora Salamandra, 2005

Sinopse: Este livro reúne três lendas sobre o baobá, considerada na África ‘a arvore da palavra’, ela é uma e ao mesmo tempo, muitas, pois existe em todo o continente, recebendo nomes diferentes de país para país. De beleza rara, tamanho descomunal, ela se tornou um símbolo da África, em sua luta para manter a integridade cultural de seus povos.

Chuva de Manga

Autor: James Rumford. Editora Brinque-Book, 2005

Sinopse: Este é um conto sobre uma chuva leve, uma mangueira em flor e o poder da imaginação. É narrado em ricas palavras e cores, que o transportarão a uma pequena aldeia localizada no Chade, um país africano. Lá você vai sentir o calor, saborear a refrescante chuva de manga e conhecer um rapaz chamado Tomás. Ele, como toda a sua comunidade, aguarda a chuva que florescerá a mangueira. Há outro florescimento que acontece com a queda da chuva: o da imaginação de Tomás, que passa a recolher materiais para construir um carrinho de mão. Quando as mangas estão quase maduras, Tomás pede a ajuda ao pai para fabricar o brinquedo. Quando é o tempo da colheita, é o tempo de Tomás brincar.