(Altamira Rodrigues Sobral / Maria do Carmo Ribeiro)

 

Faleceu no dia 4 de fevereiro de 2022, Maria do Carmo Ribeiro, viúva de Luiz Carlos Prestes, conhecida publicamente como Maria Prestes.

 

Dona Maria nasceu no Recife, no bairro Casa Amarela, em 2 de fevereiro de 1930. “No dia de Iemanjá”, como gostava de destacar. Filha de camponeses, desde a infância ela acompanhou as atividades de seu pai, João Rodrigues Sobral, militante de base do Partido Comunista Brasileiro. Participou da organização de greves, comícios, passeatas, panfletagens, reuniões clandestinas e da distribuição de publicações marxistas-leninistas. Sua vida está relatada no livro “MEU COMPANHEIRO — 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”.

Aos 20 anos, por conta de sua militância na Juventude Comunista, teve que fugir da repressão política do Recife para morar em São Paulo capital. Recebeu a incumbência de trabalhar na coordenação de aparelhos clandestinos do PCB. Neste período conheceu e se casou, em 1952, com o Cavaleiro da Esperança, com quem viveu até a morte dele, em 7/3/1990

Por participar da luta contra a ditadura militar, Dona Maria foi obrigada a enfrentar o exílio de 1970 a 1979 na União Soviética, hoje Rússia. Apesar das dificuldades da vida na ilegalidade nas décadas de 1950/1960, ela teve sete filhos com Luiz Carlos Prestes : Antônio João, Rosa, Ermelinda, Luiz Carlos, Mariana, Zoia e Yuri. Filhos de seu primeiro casamento, Pedro e Paulo Roberto foram adotados por Prestes. Aos nove filhos se seguiram 23 netos e 23 bisnetos.

No ano de 2012 o Senado Federal reconheceu Maria do Carmo Ribeiro, a militante Maria Prestes, como CIDADÃ NACIONAL, condecorando-a com o Prêmio Bertha Lutz, por sua contribuição para com a luta pela democracia e pelo socialismo no Brasil.

Em 8 de março de 2011, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/RJ) lançou um filme sobre sua vida para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa fez parte do Projeto Memória Viva, do Espaço Cultural Heloneida Studart, que visa estimular a produção feminina, com foco na preservação da memória de mulheres que se destacaram na construção de uma sociedade justa e igualitária. O filme tem roteiro e direção da cineasta Eunice Gutma.

Em 2010, Dona Maria teve decisiva atuação na repatriação de documentos de Prestes, depositados no Arquivo da Federação Russa. São importantes registros históricos que agora estão guardados no Arquivo Nacional do Brasil. “Prestes foi um homem público e os documentos sobre sua vida e luta devem pertencer ao povo brasileiro”, disse ela na época.

Maria Prestes, guerreira comunista, sempre presente!!

Assinado: Família Prestes

Irmãs e irmãos João, Rosa, Ermelinda, Luiz Carlos, Mariana, Zoia e Yuri. Pedro (in memoriam) e Paulo (in memoriam).