Keite Silva de Melo, Adriana Tomaz

 

RESUMO

Esta pesquisa analisou as contradições que atravessam a atividade de ensino (DAVÍDOV, 1988) durante a adoção do ensino remoto, devido à grave pandemia que estamos vivendo. Buscou-se compreender, por meio da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 2004), como cinco professores que atuam em escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro vivenciam a sua atividade de ensino, diante desta política pública emergencial. Por meio da análise das entrevistas, a pesquisa desvelou as contradições que alienam o trabalho destes professores. Os resultados demonstraram que a atuação discricionária dos docentes é influenciada por sua margem de autonomia, e aqueles que conseguiram minimizar os efeitos da alienação no seu trabalho encontraram nos alunos a motivação.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino Remoto Emergencial; Teoria da Atividade; Atividade de Ensino; Trabalho Docente; Contradições.

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Fonte: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52400