Marcio Caetano, Paulo Melgaço Silva Junior, Tarciso Manfrenatti de Souza Teixeira

 

RESUMO

A pandemia da COVID-19 modificou o cenário mundial e provocou uma série de reconfigurações na vida social. Dentre essas transformações, têm destaque as atividades escolares que passaram a funcionar de modo remoto, em regime especial domiciliar. Com atenção a essa conjuntura, o objetivo central deste artigo é debater as percepções de docentes, em contextos socioeconômicos desiguais que marcam a cidade do Rio de Janeiro, sobre o acesso discente às tecnologias de educação remota proposto pela Secretaria Municipal de Educação em tempos de pandemia. Para tanto, foram realizadas conversas com docentes e equipes diretivas, por meio do aplicativo WhatsApp. As reflexões dos/as profissionais da educação indicaram que a pandemia reforçou a tragédia social e educacional vivida na cidade do Rio de Janeiro, demonstrando a fotografia brutal do sistema econômico e político nefário que reitera as desigualdades de condições de acesso e permanência na escola.

PALAVRAS-CHAVE

educação remota; desigualdade social; pandemia COVID-19.

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Fonte: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52036