ALMEIDA, M.J.P.M. e SILVA, H.C. Análise da prática pedagógica: noções auxiliares na compreensão do fazer pedagógico, In: Educação e Sociedade – n.º47, Abril / 1994, Campinas, Papirus, pp.

O artigo se propõe a dar uma importante contribuição para a compreensão do fazer pedagógico, através do estudo do distanciamento entre a pretensão(discurso) e a ação(prática) docente. Para conseguir tal intento optou-se por uma metodologia etnográfica sobre um estudo de caso, onde foram utilizados como material: fitas gravadas, diários de aula, observação participante, entrevistas e principalmente discussão em grupo sobre o material didático preparado para atingir determinado fim, neste caso o ensino de física. Através da pesquisa, que se processou em um tempo longo, foi-se percebendo que a capacidade de auto-crítica do professor ia crescendo na medida em que este ia se aprimorando no trabalho de análise dos instrumentos utilizados em sua práxis. A partir de duas categorias que foram construídas ao longo da pesquisa: expectativa de desempenho de papéis e expectativa de conhecimentos, atitudes e concepções foi possível ao professor enxergar e se enxergar na sua práxis, identificando os momentos onde ele dirigia a aula estabelecendo um verdadeiro monólogo com seus alunos e os momentos onde este conseguia levá-los a expressar suas opiniões e concepções pré-existentes entre eles. A primeira categoria refere-se ao que o professor e aluno esperam de suas respectiva funções e a segunda ao que cada um faz ou deveria fazer na sala de aula e fora dela com relação à escola, aos olhos de si mesmo e aos olhos do outro. Como embasamento teórico foram trabalhadas as noções de currículo oculto e tradição seletiva; consenso versus conflito e processo x produto (Michel Apple); condições de produção (Eni Orlandi), desenvolvimento de conceitos (Vygotsky) e aprendizagem gradual (Snyders). Ao longo do estudo o professor foi convidado a ter um novo olhar sobre os dados coletados (resultado) a partir do instrumento(metodologia) empregado, fazendo com que o mesmo percebesse como os dados remetiam a processos muito mais abrangentes e complexos do que a simples verificação de conhecimentos supostamente apreendidos. Esse aprendizado era acompanhado por sua vez de um aprimoramento que fazia com que ele também enxergasse suas falhas e contradições propondo junto com o grupo de pesquisa uma adaptação teórica e metodológica mais adequada para a aquisição dos conhecimentos de física ensinados. Cabe ressaltar também, que a pesquisa embora reconhecendo a complexidade da dinâmica escolar e o problema da falta de instrumentalização do professor, atribui o sucesso do trabalho principalmente a participação efetiva do mesmo, que foi se dando conta do distanciamento citado e buscou junto com a equipe reverter a situação através da pesquisa e da auto-crítica. A pesquisa é apresentada como um instrumento fundamental para a percepção deste distanciamento e na conquista da autonomia docente.