Com o lema “Proteger a vida, construir saberes e sonhos, cuidar da casa comum!”,  buscamos contribuir para a reflexão sobre os desafios, urgências e inquietudes da educação diante deste cenário de pandemia e desigualdade social, promovendo experiências e práticas educativas que favoreçam a tessitura de contextos críticos, humanitários, plurais e democráticos que afirmem, sobretudo, os direitos humanos.

 

160 – Abril/Maio – Nesse exemplar, as diferentes seções ressaltam a importância de compreendermos a valorização da vida em suas diferentes dimensões (pessoal, social, econômica, política, cultural, ambiental) como centro da ação educativa. Para tanto, que possamos seguir na caminhada, fortalecendo nossas ações e esperanças, sintonizando a fecundidade criadora da nossa prática educativa com aquilo que afirma o nosso saudoso Paulo Freire: “Não sou esperançoso por teimosia, mas por imperativo existencial e histórico”.

Aqui.

 

161 – Junho/Julho – Em sintonia com o Lema de trabalho da Novamerica deste ano, esse busca refletir sobre a prática do cuidado com a Casa Comum, com a nossa comunidade e com a construção de saberes outros e práticas educativas orientadas a sustentabilidade da vida e promoção da participação cidadã. Dessa forma, evoca a importância das experiências comunitárias, dos movimentos coletivos de insurgências e resistências que afirmam o papel da cidadania ativa e da solidariedade como um estilo de vida frente aos desafios do mundo contemporâneo.

Aqui.

 

162- Agosto/Setembro – Nesse exemplar, as diferentes seções ressaltam a importância política e pedagógica de nos mobilizarmos coletivamente e assumirmos em nossas práticas o compromisso com processos educativos que favoreçam a tessitura de contextos solidários, justos, plurais e democráticos, sobretudo, hoje. Da mesma forma, reflete a importância de a educação estimular os sujeitos a sonharem juntos, na perspectiva da construção de uma cultura democrática e de transformação social. Este é o nosso convite a você, educadora e educar, na edição deste boletim!

Aqui.

 

163- Outubro/novembro – Este exemplar encerra as reflexões teóricas e práticas orientadas pelo Lema “Proteger a vida, construir saberes e sonhos, cuidar da casa comum!”. Suas diferentes seções afirmam a convicção de que o momento presente exige de nós a reafirmação de uma ética do cuidado em nossos fazer pedagógico, buscando compreender as várias dimensões do sentido do cuidado na vida pessoal, social e planetária do humano. Mais do que nunca e diante de toda essa complexidade atual, compreendemos a importância de um projeto de educação pautado na afirmação do direito à vida e do cuidado com si, com o outro e com a Casa Comum. Que tenha os Direitos Humanos no horizonte de sentido da sua prática para fortalecer e manter viva a esperança e a capacidade de sonhar.

Aqui.

 

164 – Dezembro – Neste exemplar encerramos as atividades desse ano de 2021, partilhando algumas das atividades e reflexão elaboradas pelas educadoras/dinamizadoras que participaram do Ciclo de Formação de Oficinas Pedagógicas desse ano.

Aqui.