Em carta publicada hoje na revista NatureEcology&Evolution, 1230 pesquisadores pedem uma ação global para restaurar a governança ambiental no Brasil. Eles pedem que o governo brasileiro seja pressionado “a inverter sua agenda destrutiva”. “A administração do presidente Jair Bolsonaro está desmantelando as políticas socioambientais do país, comprometendo a governança de serviços ecossistêmicos de importância global”, dizem os cientistas.

A reportagem é publicada por Direto da Ciência, 03-02-2020.

Em mensagem preparada para a divulgação de seu manifesto em redes sociais, os pesquisadores resumiram que pedem:

1. desenvolvimento de agroindústria sustentável;
  2. proteção e restauração dos ecossistemas;
  3. fortalecimento dos direitos dos povos indígenas e tradicionais.

“O Brasil tem uma grande responsabilidade, pois seus ecossistemas são fundamentais para toda a humanidade. Recentemente, a governança ambiental brasileira tem sido enfraquecida, colocando nosso futuro em risco”, afirmaram os pesquisadores.

Direto da Ciência solicitou no final da tarde desta segunda-feira ao Ministério do Meio Ambiente uma posição sobre o documento dos pesquisadores. Esta página será atualizada se houver resposta.

Confira o manifesto Help restoreBrazil’sgovernanceofgloballyimportantecosystemservices na revista NatureEcology&Evolution.

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/596087-1230-cientistas-pedem-acao-global-para-restaurar-governanca-ambiental-no-brasil?fbclid=IwAR05YlLzcY1XW3K8PvWL5Dyes0F1Ofrre2kA18FVFzh6wJiTAPNeQLCPKdo